Vídeos
MAYTÊ PIRAGIBE
http://maytepiragibe.com/tag/jose-do-egito/
Hoje é quarta – feira! E sinto saudades da série José do Egito, que exibia esse dia. Dei um respiro para vocês mas hoje não aguentei! Até porque, aqui é nosso espaço para você conhecer mais meu trabalho e tudo o que envolve meu universo criativo. Como atriz, acredito que está tudo conectado, sabe? Não dá para separar meu ofício de todas às outras expressões artísticas. Até porque amplia nossa visão do mundo e nos ajuda a inspirar ainda mais nosso trabalho de composição da personagem.
Uma pesquisa que fiz em todo o processo de criação, foi beber nos livros de arte Egípcia, viajar na arquitetura e artes plásticas da época. Como seria impossível ter qualquer outro registro tecnológico em 1.500 antes de Cristo, ver as obras que deixaram, me intrigava ainda mais pelo poder evoluído dessa civilização. Com toda essa construção megalomaníaca, muitos mistérios ainda podem ser revelados. Ou será que estão eternamente perdidos?
E como interpretava uma sacerdotisa, cada Deus egípcio ou objeto artesanal tinha muito significado. O que me ajudava profundamente à trazer verdade para cena e poder me relacionar com o cenário e os objetos de cena com mais propriedade. Imagina eu, que já tinha um fascínio pela cultura Egípcia, ter que “trabalhar” e aprofundar nesse universo…
Um presente de Deus. Que energia maravilhosa!
Estão com saudades, como eu estou? Lindo demais, né?
beijos
MAYTÊ PIRAGIBE
MINHA CARREIRA: OS CABELOS DE AZENATE, DE JOSÉ DO EGITO
Hoje é quarta-feira, dia de falarmos (e assistirmos) José do Egito.
E você que acompanha a minissérie percebeu que enquanto os hebreus (homens e mulheres) mantinham os cabelos longos, os egípcios (homens e mulheres também) raspavam as cabeças. Isso por causa dos piolhos que eram muitos no Egito!! No caso das mulheres, as perucas eram a solução. E Azenate usou muitas em seu tempo de sacerdotisa.
Quando declarou seu amor por José e foi expulsa das relações com Faraó e sua família, minha doce personagem teve os cabelos bem curtos.
De volta às graças do casal real, ela finalmente se casa com José, usando uma linda peruca.
Mas na lua-de-mel vem a surpresa: Azenate declara que manteve os cabelos compridos por amor às origens do amado.
Com o passar dos anos, o hábito das madeixas longas foi mantido em casa,
Mas na rua Azenate continua usando peruca – como estamos vendo nos últimos capítulos. Isso prova que tanto Azenate quanto José mantém o amor pelo Deus e as tradições dos hebreus, mas não deixam de respeitar as tradições egípcias. Amor e respeito em pura harmonia.
Lindo exemplo pras nossas vidas!
E fiquem ligados que José do Egito já está no finalzinho: hoje tem capítulo inédito, às 21h30, na Record.
Grande beijo,
MAYTÊ PIRAGIBE
MINHA CARREIRA: VERSÍCULOS SOBRE AZENATE
Olá minha gente,
Que a Azenate é uma personagem bíblica todos já sabem. O interessante é saber em quais versículos ela é citada, e isso achei resumido no blog Bbiblia.
Como vocês podem ver, Azenate é pouco citada nas Escrituras, mas a autora Vivian de Oliveira criou uma história toda especial para ela – história essa que estou vivendo em José do Egito.
Para construir essa mulher tão pouco citada, usei como referência o universo criado pela Vivian, sempre muito gentil em me orientar. Também estudei muito sobre as culturas egípcias e hebraicas – já que Azenate nasce no Egito mas se une a um filho de Israel (Jacó).
Essa é mais uma curiosidade interessante sobre minha adorável e guerreira Azenate – uma personagem que tenho muito orgulho de interpretar.
E vocês já sabem: José do Egito é exibida todas as quartas-feiras às 21h45, na Record.
Nenhum comentário:
Postar um comentário